Urologista em Vitória
Alguns fatores podem predispor as mulheres a terem Infecção Urinária.
Os principais fatores são:
– Fatores biológicos e genéticos;
– Fatores comportamentais;
– Anatomia pélvica;
– Pós-menopausa
Em relação aos fatores biológicos e genéticos, algumas mulheres demonstram ter maior susceptibilidade à colonização vaginal de uropatógenos (ou seja bactérias que causam Infecção Urinária), mesmo durante o período assintomático, em comparação com mulheres sem história de recidivas.
Entre os fatores comportamentais, a literatura atual médica demostra que a relação sexual, o uso de diafragma com espermicida e uma história de Infecção Urinária Recorrente, são fatores de risco fortes e independentes para Infecção Urinária. Outro fator que também vale a pena ressaltar é o uso recente de antibióticos, pois podem afetar a flora bacteriana normal da vagina.
Alguns estudos afirmam que a anatomia pélvica de algumas mulheres pode predispor ao aparecimento da Infecção Urinária recorrente.
Mulheres na fase de pós-menopausa também possuem uma maior risco de ter Infecção Urinária devido ao aumento da associação com incontinência urinária, cistocele (“queda da bexiga” ou “bexiga arriada”) e urina residual pós micção.
Lembre-se Infecção Urinária não deve ser encarada com negligência, pois além de atrapalhar a qualidade de vida, pode ter consequências mais sérias. Se necessário procure um urologista.