Infertilidade Masculina

Urologia em Vitória

Considera-se infertilidade quando um casal sexualmente ativo e sem uso de métodos anticonceptivos, não consegue uma gravidez após um ano de exposição ao coito, segundo o Guideline da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana.

A causa da infertilidade esta relacionada em 1/3 dos homens, 1/3 das mulheres ou 1/3 em ambos.

Fatores antecedentes podem estar relacionados, como a criptorquidia (testículo que não desceu ao escroto), orquite pós-caxumba, doenças venéreas (ex: gonorréia), varicocele, cirurgias prévias (herniorrafia em crianças ou orquiectomia – retirada do testículo), pacientes submetido a tratamento para tumor de testículo com quimioterapia ou radioterapia. Outros fatores também podem influenciar na qualidade dos espermatozóides como os chamados fatores gonadotóxicos, sendo esses fatores os pesticidas, sulfasalazina, nitrofurantoína, cimetidina, cafeína, nicotina, álcool, maconha, tabaco, anabolizantes, quimioterápicos, radioterapia e fontes de calor.

O exame inicial a ser realizado é o espermograma, podendo ser realizado junto com outros exames laboratoriais e de imagem (ex: Ultrassom).

Quando necessário, existem dois tipos de tratamento, o clínico, com medicamentos, e o cirúrgico, como a correção de varicocele, reversão de vasectomia, até as técnicas de reprodução assistida (inseminação intrauterina, fertilização in vitro, injeção intracitoplasmática de espermatozóide). Devendo cada caso ser individualizado pelo seu médico para melhor resultado.

Urologia em Vitória

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?