Ureterorrenolitotripsia
A ureterolitotripsia endoscópica é um procedimento para o tratamento de cálculos ureterais. Sem exigir nenhum tipo de incisão, essa intervenção cirúrgica é indicada para remover pedras que estão localizadas no ureter, obstruindo o rim, de forma que não conseguem ser eliminadas naturalmente pelo corpo.
Com uma câmera na ponta, o aparelho entra pela uretra, passa pela bexiga e entra no canal ureteral. Após identificação do cálculo, fragmenta com laser e remove os pequenos pedaços com auxílio de uma pinça em forma de cesta.
Esse procedimento vem sendo utilizado há muito tempo e é considerado a primeira escolha (com eficácia superior a 90%) quando o assunto é o tratamento de cálculos impactados no ureter.
Cirurgia o qual não é realizada incisão (corte), pois o local de entrada do aparelho é a uretra com o paciente anestesiado. Subindo então pela bexiga, ureter e rim de forma retrógrada ao caminho feito pela urina. Após o cálculo ser fragmentado/retirado, coloca-se normalmente após o procedimento um cateter chamado Duplo J para drenagem da via urinária. Em alguns casos, como cálculos dentro do rim, opta-se por um aparelho flexível devido a sua maior mobilidade e alcance.